Notícias

ADR Sertão Central em Ação

Cobertura institucional das ações, articulações e marcos da ADR Sertão Central no desenvolvimento regional do Sertão Central Cearense.

28 de maio de 2026 EventoAgenda 2033Inovação e Tecnologia

II Seminário Conectando o Sertão reúne lideranças e consolida fase itinerante da Jornada

II Seminário Conectando o Sertão reúne lideranças e consolida fase itinerante da Jornada

Conectar pessoas, instituições e territórios é construir o futuro do Sertão Central.

O II Seminário Conectando o Sertão, realizado em Senador Pompeu, marcou oficialmente o início da fase itinerante da Jornada Conectando o Sertão — movimento articulado pela ADR Sertão Central que tem reunido lideranças, instituições e agentes do desenvolvimento em torno de uma agenda integrada para o Sertão Central Cearense.

Com auditório lotado, o seminário reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, gestores públicos, empresários, lideranças comunitárias, estudantes, professores, representantes de instituições parceiras e associados da ADR Sertão Central, em uma demonstração concreta da força de mobilização regional construída ao longo dos últimos anos.

A ampla participação do público confirma o crescimento e a maturidade institucional da Jornada Conectando o Sertão, que agora amplia sua atuação para diferentes municípios da região, levando debate qualificado, articulação institucional e oportunidades concretas de desenvolvimento para cada território.

Durante o seminário, foram debatidos temas estratégicos como a Agenda Sertão Central 2033, o Porto Seco do Sertão Central, a Ferrovia Transnordestina, os novos investimentos industriais, o ambiente de inovação, a formação técnica, o turismo regional, a economia criativa e o fortalecimento da governança territorial.

A presença expressiva de estudantes e jovens lideranças reforça o caráter formativo e mobilizador do evento, aproximando as novas gerações dos temas que vão moldar o futuro econômico, social e institucional do Sertão Central Cearense.

A realização do II Seminário em Senador Pompeu também simboliza a integração regional em movimento: ao sair de Quixeramobim e percorrer os municípios da região, a Jornada Conectando o Sertão reafirma que o desenvolvimento territorial só se constrói com participação, escuta ativa e cooperação entre todos os agentes envolvidos.

O sucesso do encontro consolida o papel da ADR Sertão Central como articuladora central da agenda regional, fortalecendo a confiança dos parceiros, ampliando as redes de cooperação e impulsionando uma nova etapa de protagonismo do Sertão Central Cearense no cenário estadual.

Mais do que um evento, o II Seminário Conectando o Sertão é a expressão viva de um movimento coletivo: gestores, empresários, instituições, estudantes e sociedade civil unidos em torno de um projeto comum de futuro para a região.

A Jornada segue em movimento. E o Sertão Central segue se conectando.

Galeria

Cobertura da imprensa durante o II Seminário Conectando o Sertão, em Senador Pompeu.
Lideranças regionais reunidas no entorno do II Seminário Conectando o Sertão, em Senador Pompeu.
Apresentação da nova identidade ADR Sertão Central durante o II Seminário Conectando o Sertão.

Leia também

Plataforma Territorial Inteligente

Desenvolvimento que conecta territórios, impulsiona oportunidades e transforma o Sertão Central Cearense.

Plataforma regional de inteligência territorial, governança colaborativa e articulação estratégica.